top of page

Pintura Tradicional

O casal nova-iorquino Dorothy e Herbert Vogel – bibliotecária e carteiro, respectivamente – economizou imenso para comprar pequenas obras de pintores amadores emergentes nas décadas de 1960 e 1970, pagando apenas algumas centenas de dólares por cada uma. Nos 40 anos seguintes, eles acumularam uma coleção de 2.400 peças no valor de centenas de milhões de dólares. Eles posteriormente doaram sua coleção para a Galeria Nacional de Arte, que oferece entrada gratuita ao público.

Em Portugal existem algumas histórias semelhantes de pessoas que começaram por comprar peças de arte directamente ao artista, por vezes gastando valores simbólicos e que mais tarde se revelam obras valiosas de muitos milhares de euros. Dependendo sempre de que tipo de investidor você é. Um amante da arte ou um negociante com perspectivas para o futuro.

A Máquina Mãe

Óleo na tela.

70 cm x 50 cm

Vídeos

Clique nos vídeos para ver a evolução da pintura em diversos momentos, obrigado.

Pintura vintage com tema o homem e a máquina
O Ruído do Mar

Óleo na tela

80 cm x 100 cm


Esta obra tem como tema a essência da vida nas profundezas dos oceanos e a obscuridade da mente humana, revelando a determinação de fazer subsistir a beleza sobre a aberração da indiferença da morte numa harmonia quase simétrica.
A mulher simboliza a evolução da criação na eterna batalha contra as adversidades que o futuro projeta na mente humana.
Fisicamente, é uma obra cuja beleza se deforma pelos devaneios da luz que a reflete. Em ambientes fechados com pouca luz, as sombras consomem a leitura da tela, enquanto a luz intensa do dia suaviza e intensifica os tons mais vigorosos e vívidos que a foto é incapaz de mostrar. Tal como o dia e a noite, a morte e a vida.

Preço:
não atribuído
O ruido do mar .jpg
as_amantes.jpg
As amantes

Acrílico na tela

50 cm x 70 cm

Durante o século 19, as lésbicas só eram aceitas se escondessem sua orientação sexual e fossem consideradas meras amigas de suas parceiras. Por exemplo, o termo "casamento de Boston" foi usado para descrever um relacionamento comprometido entre duas mulheres solteiras que geralmente eram financeiramente independentes e muitas vezes compartilhavam uma casa; essas relações eram presumidas como assexuais e, portanto, as mulheres eram respeitadas como "solteiras" por suas comunidades. Mulheres notáveis em casamentos de Boston incluíam Sarah Jewett e Annie Adams Fields, bem como Jane Addams e Mary Rozet Smith.

                                                                           in Wikipédia

Dom Sebastião, o regresso

Óleona tela

35 cm x 35 cm

Fantasia sobre o regresso de D. sebastião da batalha de Alcácer Quibir em Agosto de 1578. Os portugueses sofreram uma pesada derrota que culminou com a morte de muitos guerreiros e presumivelmente a morte de D. Sebastião. Sem provas de sua morte, muito se esperava de sua chegada após um possível encarceramento, mas ele nunca voltou. Este facto fez com que Portugal perdesse a sua independência com a ascensão de Filipe II de Espanha ao trono...
O pato representa vaidade, presunção, idiotice e o espírito do Rei. O escudo representa o peso da nação e a estranha figura do caracol no deserto nada mais é do que uma metáfora sobre a incerteza. A cabeça decepada aparece como um fardo de aceitação do povo português e a ânsia pelo retorno de El Rei. Todo o resto são marcas de batalha.

© 2022 António Batista - artbatis - Digital and Fine Art.  Wix.com

bottom of page